Quando contratamos um seguro para o carro temos uma noção das principais coberturas e indenizações, mas às vezes surgem algumas dúvidas bem específicas envolvendo sinistros, que nem sempre são esclarecidas. Queremos ajudar a sanar algumas das dúvidas mais frequentes para evitar que você tenha problemas com o seu seguro.
1-Se eu dirigir embriagado e bater o carro, o seguro vai me indenizar?
Não. Você perde todos os direitos quando dirige embriagado ou sob efeito de drogas e causa um acidente. Mas é bom você saber que as seguradoras não podem te obrigar a fazer um teste de bafômetro, elas apenas aguardam a comprovação da polícia para negar a cobertura ou oferecê-la caso não seja constatado o uso de bebida alcóolica ou drogas.
2- Meu carro é antigo. Ele pode ter um seguro?
As seguradoras têm o direito de recusar fazer o seguro do seu carro em algumas situações e uma delas é justamente o fato do carro ser muito antigo porque a possibilidade dele apresentar defeitos é muito maior. No entanto, apenas uma análise da seguradora, e posteriormente uma vistoria poderá dizer se ele terá ou não um seguro.
3-Se eu renovar o seguro com uma seguradora diferente da atual posso perder bônus adquirido com o tempo?
Não. O bônus é um benefício dado pela boa conduta do motorista, não tem nenhuma relação com o carro ou seguradora, desta forma ele pode ser transferido para outra seguradora.
4-Estou com meu nome negativado. Posso contratar um seguro auto?
Sim, a lei afirma que você tem esse direito. Porém o que pode acontecer é a seguradora aumentar um pouco o valor do seguro neste caso, mas ela não pode se negar a oferecer o seguro devido a restrições de crédito do cliente.
5-Tenho direito a um carro reserva se baterem no meu?
Alguns pensam que ao contratar um seguro, a garantia de um carro reserva é certa. A verdade é que se você não optou por ela no momento da contratação, você não terá esse serviço em nenhum tipo de sinistro.
6-Como faço para meu optar por um seguro que cubra desastres naturais? Desde que você tenha contratado a cobertura compreensiva, você pode ficar tranquilo. Essa cobertura abrange incêndio, acidentes, roubos e fenômenos da natureza. Mas se você tiver apenas a cobertura básica, esse serviço não está incluso.